Primeiramente digo que ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia.
Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, além de alguns sintomas físicos (tais como frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço, por exemplo), quanto mentais (constante tensão ou nervosismo, sensação de que algo ruim vai acontecer, problemas de concentração, medo constante, dentre outros), o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar.
Algumas pessoas evitam as situações que podem desencadear os sintomas e, com isso, passam a viver de forma muito restrita, como não sair de casa sozinho, não participar de encontros e outros eventos sociais, ficando preocupado com tudo e acabar por não fazer nada, impactando no convívio social. Quanto mais a ansiedade abala a vida de uma pessoa, maior a chance de ela ficar deprimida.
Algumas pessoas até podem não dar a devida importância, mas quando não bem tratada, a ansiedade pode desencadear algo mais grave, como por exemplo: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
Em diversos casos, para melhor controle das crises de ansiedade há a necessidade de acompanhamento psiquiátrico, mediante prescrição de ansiolíticos dentre outros farmaterápicos, dependendo do histórico de vida da pessoa.
É muito importante saber que a Ansiedade pode estar atrelada a outras síndromes e transtornos, tais como:
Síndrome do pânico;
Fobia social;
Fobia específica;
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
Transtorno Pós Traumático;
dentre outros.
Segue algumas sugestões simples que você pode utilizar para ajudar a controlar a ansiedade:
Comments