top of page

A Importância Da Saúde Mental Nas Organizações

Atualizado: 25 de abr. de 2020

Psicóloga Monique Vieira da Silva - CRP 06/140932


A todo tempo as pessoas adoecem e ficam longe das suas funções, e em todo o mundo, os transtornos psicológicos e emocionais geram gastos que segundo o site da ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), podem chegar a 6 trilhões de dólares até 2030, que consegue ser muito maior do que as doenças orgânicas, como as doenças respiratórias, diabetes, e até mesmo o câncer, conforme indicam estimativas do Fórum Econômico Mundial.

A saúde mental, principalmente, nas organizações precisa ser discutida e cuidada. Com o dia-a-dia cada vez mais corrido, as pessoas são atravessadas por uma torrente de informações. A conectividade trouxe à vida dos profissionais inúmeras possibilidades de trabalho e meios de se comunicar com o ambiente externo, tais como, mensagens instantâneas, e-mails, notícias em tempo real, alertas de compromissos, e aplicativos de todos os tipos, formas, e gêneros.

No entanto, toda essa facilidade digital e sociabilidade, provocam resultados prejudiciais, por exemplo, a irritabilidade, a inexistência de aptidão para lidar com o estresse, o cansaço, e o medo, podendo evoluir para casos de distúrbios de ansiedade, de humor, ou às síndromes, como a de burnout, que é quando o corpo simplesmente desliga por exaustidão e sobrecarregamento.

No Brasil, os transtornos mentais estão entre as maiores causas de afastamentos do trabalho por doença. Além do dano físico, há uma perda financeira muito grande, e ainda impacta na produção de rendimento nas tarefas dos colegas de trabalho quando um profissional não aparece, ou adoece. As ausências no trabalho, ainda incluem remanejamento de pessoal, ajustamento de fluxo de tarefas, e treinamento de quem irá assumir a função durante o dia.

A saúde mental, ainda é um assunto pouco discutido pela sociedade, e questões como o ritmo acelerado de vida afeta na qualidade de vida do sujeito e no desempenho adequado durante o seu ofício. Por isso, pensar na saúde do trabalhador e no seu bem-estar emocional, é extremamente importante.

Um alto rendimento profissional, precisa ser aliada e desenvolvida de maneira que a cultura corporativa englobe a saúde mental e emocional. Dado isso, sempre que puder, procure a ajuda de um profissional de psicologia para o auxílio de questões emocionais relacionado ao trabalho, são profissionais preparados e habilitados para melhor atender o sujeito nesta demanda. Cuide da sua saúde!




 

 
 
 

Comments


bottom of page